30/03/2016

Não sei o que fazer, e agora?


Quando eu era pequena, eu queria ser muitas coisas: dançarina, cantora de uma banda famosa, modelo, uma bruxa (foi muito triste crescer e perceber que eu não faria parte de hogwarts) e também queria ir morar com as estrelas.

Com o tempo, surgiram novos sonhos, dessa vez, mais "reais". Eu queria ser dentista; por escolha da minha mãe, queria ser bombeira por causa da novela Chamas da Vida, queria ser pediatra, astróloga, escritora, atriz, gastrônoma, bombeira, veterinaria, professora de história...

E com o tempo, novamente, percebi que algumas coisas dessas coisas seriam impossíveis.

Eu sempre sonhei com várias coisas, queria ser independente, sair de casa, morar sozinha, viajar o mundo... Mas agora tudo parece muito distante.

"O que você vai querer fazer?" estou no terceiro ano do ensino médio e essa é a pergunta que eu mais ouço. 




No inicio das aulas, quando conhecemos os alunos e professores novos,  tem toda aquela besteira de se apresentar. Porém, esse ano surgiu mais uma pergunta além de "Como é seu nome?". "O que você quer ser da vida?" "Qual faculdade você quer fazer?". E eu juro por todos os meus sagrados livrinhos que a cada professor que fazia essa pergunta, era uma resposta diferente: Eu quero me formar em Produção Editorial. Jornalismo. Publicidade e Propaganda. Psicologia. Artes cênicas. Cinema. Eu quero ser famosa. Bombeira?

A grande questão é: eu não sei o que fazer, e agora?

Isso de nascer, estudar, me formar, estudar mais, trabalhar em uma coisa só pelo resto da vida e morrer, nunca entrou na minha cabeça. 

O problema é que eu sempre sofri pressão pela minha família. Eles queriam uma resposta imediata sobre o meu futuro. E quando eu falava alguma coisa, sempre havia alguns contra-argumentos que me faziam repensar a minha resposta. Isso dá dinheiro?, Você vai ser feliz com isso?, Tem certeza que você quer fazer isso pelo resto da vida?. Não, eu não tenho certeza. Por que importa o dinheiro? Eu não tenho é que ser feliz?

Eu não acho isso justo. Quero dizer, toda essa pressão. Eu tenho 17 anos, por que eu tenho que saber o que eu quero fazer pelo resto da minha vida? Quem sabe o que quer fazer com 17 anos, pelo amor de Deus? Tudo bem, eu sei que existe exceções. Há quem sabe o que quer fazer desde quando saiu das fraldas, ou acha que sabe. Mas, conversando com umas amigas hoje, percebi que essa questão amedronta muitos adolescente perdidos no mundo dos adultos como eu.

Eu ainda quero ser muitas coisas. Quero trabalhar em uma editora de livros, quero escrever livros que sejam sucesso e também quero ser atriz. E também quero viajar o mundo. Quero sair do Brasil e viver em Los Angeles. 

Um recado para vocês adultos que acham que precisamos nascer sabendo o que vamos fazer da nossa vida até morrer: as coisas não são bem assim e a pressão não ajuda em nada. 

São tantas perguntas, tanta pressão... Vestibular, faculdade, para algumas pessoas isso também significa sair de casa e ir para um lugar totalmente diferente e viver toda essa confusão sozinha.

Por favor, nos dê tempo para pensar. Para experimentar coisas. Pra viver. 

Claro, temos que ter responsabilidade, e vai chegar um ponto da vida que vamos ter que decidir. Por isso, quero dizer uma coisa para vocês: Não deixem ser pressionados, não escolha nada só porque a sua mãe disse que tal profissão é a melhor para você. Escolha o que te faz feliz, o que você vai se sair bem e se sentir bem naquilo.

Calma, você não tem que escolher agora, já, nesse minuto. Pense nas coisas que vão te fazer feliz, se divirta, erre, erre muito, você vai aprender muito com os erros, sorria muito, aprenda muito, mude e mude novamente quantas vezes precisar, viva e intensamente... E acho que a partir daí, de todos os erros e acertos, aprendizados, todas as coisas que você vai ter conquistado... Você simplesmente vai saber. Nesse momento, você saberá a resposta para a famosa pergunta "O que você vai fazer da vida?". Você vai ter uma resposta concreta, mas você também vai fazer muitas, muitas coisas.

Agora contem para mim: vocês são como eu? Ficaram perdidos quando estavam com a minha idade? Ou sempre soube o que fazer? Me contem as experiências de vocês, ou para quem está passando pela mesma situação que eu, me conta o que você pensa sobre tudo isso. 💙

33 comentários:

  1. Fica tranquila, você tem direito de mudar sua escolha quando quiser, inclusive quando já estiver numa faculdade ou exercendo a profissão. Eu tenho 17 tbm e estava em dúvida entre Jornalismo e Psicologia. Siga seus sonhos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão difícil essa idade, não é? Tantas decisões... Obrigada Lili! Você também, siga seus sonhos. 💗
      Beijos!

      Excluir
  2. Eu só decidi no segundo ano do ensino médio, e ano que vem estarei cursando moda! Beijos, e espero que seja feliz na profissão que escolher :)
    http://www.adoravelcloset.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Duda! Eu já pensei em moda também, mas... sou muito indecisa, você viu, né? Obrigada! Espero que você seja muito feliz cursando moda.
      Beijos.

      Excluir
  3. Ah, quem nunca passou por isto que atire a primeira flor! Pois pedras machucam. Amei o post, blog mega fofo. Desejo todo o sucesso do mundo e saiba que você não está sozinha! beeijos

    http://traficodeconselhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Milena. O seu blog também é um amor. Desejo muito sucesso e amor para vocês. Beijos.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Me identifquei bastante, essa pressão é uma coisa tão bleh, e sempre confusa em nossas mentes, que acaba fazendo mal de algum jeito ou de outro, obrigada pelas dicas e é isso aí, viva ao futuro. heueh.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É horrível mesmo, não é? Você fica toda confusa e acaba se questionando se aquilo é o melhor para você mesmo... De nada, espero que tenha ajudado um pouquinho.
      Beijos!

      Excluir
  6. Jhe, essa pressão sobre a gente pra decidir o que queremos é muito ruim. Acontece com todo mundo. A minha irmã acabou o terceiro ano passado e até metade não sabia o que queria fazer. Escolheu direito, mas até hoje acho que ela não tem certeza (ela tá fazendo cursinho). Eu acho que aos poucos a gente vai nos descobrindo. Eu estou no 2º ano ainda, mas pra mim já foi bem ao contrário. Desde o meu 6º, 7º já sabia o que queria fazer. Sempre soube que gostava de escrever e queria fazer jornalismo (ou quem sabe até virar escritora), porque era a única coisa que eu gostava na escola mesmo hahaha. Até hoje não mudei de ideia, mas a gente nunca sabe né? Aos poucos você vai descobrindo o que gosta e se tentar uma coisa e não gostar, tudo bem, é só tentar outra. Temos a vida inteira pra errar, aprender, recomeçar. Boa sorte nessa época difícil de decisões! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é uma menina de sorte! Eu queria ter essa certeza do que fazer desde pequena também... Eu também pensei em não prestar vestibular esse ano e deixar para o próximo, me inscrever em um cursinho e me preparar mais, e pensar um pouco mais sobre tudo isso...
      Obrigada pelo comentário, Ju! Toda a sorte do mundo para você.
      Beijos.

      Excluir
  7. Eu super te entendo, eu to passando por isso também. O mais comum na nossa idade é ter essa dúvida, mas as pessoas nos põe um peso sobre nossas costas. Já mudei muito de ideia sobre o quero fazer e no momento eu não sei mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é pessimo! Devia existir uma lei que proibisse colocar os adolescentes sobre pressão nessa idade.

      Excluir
  8. Me identifiquei demais com esse texto, quando eu estava terminando o ensino médio eu estava certa que eu ia fazer Direito por que queria ser delegada porém super mudei da água pro vinho e estou decidida em fazer psicologia, é normal nessa idade ficar confusa com o que você quer ser não faça nada pela cabeça dos outros, vai pela sua cabeça, faça o que te agrada, bjss ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentario, Rafa! Me ajudou bastante. Espero que dê tudo certo na sua nova escolha. Beijos!

      Excluir
  9. Oi, eu me identifiquei com teu post!
    Desde pequena eu fui apaixonada pela carreira policial e pela medicina. Mas devido a algumas coisas que vem acontecendo em minha vida, estou optando pelo mais cabível no momento, administração que é também uma area que eu admiro muito. Não desistindo dos meus sonhos, mas é que a minha vida não está nada fácil e preciso urgentemente me tornar independente. Não dá pra ficar um dia todo trancada em um quarto estudando para ser aprovada num vestibular de medicina, enquanto se tem contas para pagar e muitas coisas para fazer. Infelizmente, aqui no nosso país as coisas são muito difíceis, os vestibulares são super concorridos... :/ :/
    Espero um dia poder cursar o curso dos meus sonhos e poder exercer essa profissão com a minha vida pela vida de outras pessoas.

    Beijos
    http://vestibulandaguerreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Valléria! Infelizmente, as vezes a realidade dá um tapa na nossa cara e nos faz ter que dar uma pausa em vários de nossos sonhos... Concordo totalmente com você... Espero que algum dia você consiga se formar nas carreiras dos seus sonhos. Todo o sucesso do mundo para você. Beijos!

      Excluir
  10. Eu fiquei um pouco louca sabe, mas, eu sofro mais hoje, pq eu finalmente sei o q quero fazer pro resto da minha vida que é cantar. Mas, ninguém aceita. "Isso não é profissao" isso não dá dinheiro" eu já tentei fugir disso mas não consigo. Complicado :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que se você finalmente se encontrou em alguma coisa e tem certeza disso, não deve ligar para o que os outros dizem. Sei que é horrível ter que ficar ouvindo tudo isso, mas quando você estiver infeliz em um trabalho que não foi uma escolha sincera, ninguém vai poder ficar no seu lugar. Lute pelos seus sonhos e seja feliz. Qualquer coisa, me chama pra conversar, viu? Vou adorar te ouvir.
      Beijos!

      Excluir
  11. Adorei seu texto linda, muito sincero e real. Também tie (e tenho) muitos sonhos, dentre os quais já realizei alguns, e outros (como de ser escritora, assim como você quer) estou a caminho rsrs... Você pode sim ter mais de uma profissão, eu mesma, sou formada turismóloga (bacharel em turismo) e agora curso Letras, duas áreas que amo muito, além de estar me especializando em Meio Ambiente e Sustentabilidade... sempre há uma forma de você "casar" as coisas que lhe dão prazer! E sabe, teu blog pode te ajudar muito com isso :) Bjs e muito sucesso para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, de verdade! Fico tão feliz em ler esses comentários que vocês leem e se identificam com o que eu estou passando... Você também tem o sonho de ser escritora? Bom, espero ter suas obras em mãos algum dia! Obrigada por todos os conselhos, me fez pensar muito. Muito sucesso para você, Ju! Beijos.

      Excluir
  12. Amei o seu blog, post você escreve muito bem
    Beijos,
    http://emagrecendonovoestilodevida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Porque quando estamos nessa idade, as pessoas ficam querendo que tenhamos todas as respostas e necessariamente a certeza do que fazermos no nosso futuro profissional? Gente, o quanto eu escutei e escuto isso não está escrito. Mas pode ficar tranquila que a maioria das pessoas não entendem que não temos as respostas, e nem elas que são mais velhas terão. Mas enfim, escolha o que você quer, porque no fim quem tem que estar feliz e satisfeita cursando uma faculdade ou em um emprego é você!

    Super beijo!

    Sonhos na Bolsa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Realmente, Thayná, as pessoas ficam pedindo respostas imediatas mas às vezes elas mesmo não sabem as suas próprias!
      Obrigada pelo conselho,
      super beijo!

      Excluir
  14. Oi! Eu sou estudante de Administração, me formo esse ano, e tbm sou formada em Magistério. E se eu te disser que nenhum dos dois cursos era meu "sonho"?? O Magistério minha mãe me obrigou kkk e ADM eu fiz pra não ficar parada mesmo, mas no fim acabei não gostando. Acho que sob pressão nada funciona. Hoje eu poderia estar me formando em algo que eu realmente gosto, mas não pensei direito. Mas a gente é nova, conhecimento nunca é demais! ;)
    Dá uma passadinha lá no blog?! Beijãão ;*
    teoriasfemininas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michele! Tudo bom?
      Uou! Eu realmente não sei o que te responder hahaha! As coisas são confusas na nossa ajuda e a pressão sempre piora tudo, por isso acabamos indo pela cabeça dos outros!
      Conhecimento nunca é demais mesmo, mas quem sabe ainda dá tempo de você ir atrás da faculdade dos seus sonhos?!
      Seu blog é lindo, Michele!
      Beijos.

      Excluir
  15. Oi, Jhena.
    Entendo completamente. Ainda não decidi o que pretendo fazer, como qualquer um, quero fazer algo que gosto, mas o que seria? Não sei! Minha resposta sempre é esse.
    Realmente, pressão ajuda nada. Já vi casos de pessoas que fizeram algo para agradar os pais e acabou não gostando tanto e perdeu oportunidades maravilhosas — na carreira que realmente gostaria de seguir — por causa disso.
    Bem, espero que dê tudo certo para nós dois e que com calma possamos decidir o que iremos fazer e que seja a escolha certa.

    Com amor,
    Gabriel
    Futuramente Herói

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel! Tud bem?
      Espero que até lá nós dois conseguimos pensar em uma coisa que nos deixa feliz de verdade e fazer aquilo.
      Toda a sorte do mundo,
      beijos!

      Excluir
  16. Tenho 18 anos e ainda não sei qual decisão tomar :/
    beijinhos, BabyLú
    http://luciamoreira1998.wixsite.com/luciaffmoreira

    ResponderExcluir

Sincerrisída | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS